Compromisso da MONTÓ com a sustentabilidade
Na Pinturas MONTÓ propusemo-nos, há algum tempo, levar a cabo uma reflexão profunda sobre as propostas realistas, concretas e fiáveis que poderíamos oferecer para satisfazer as novas exigências da população e das instituições em temas como a ecologia, o ambiente, economia de energia, saúde, economia e novos hábitos de consumo.
Neste sentido, e porque conscientes de que a nossa atividade pode envolver riscos ambientais, integramos critérios de desenvolvimento sustentável em todas as nossas decisões e processos de negócio, podendo afirmar que todas as empresas que compõem o Grupo MONTÓ assumem o respeito pelo ambiente como uma das dimensões da sua responsabilidade corporativa, constituindo o quadro de referência para o estabelecimento de objetivos ambientais. Este respeito traduz-se em processos e atividades amigos do ambiente, eficiência na utilização dos recursos naturais, minimização da produção de resíduos e desenvolvimento de produtos com um menor impacto no ambiente.
Porquê construir de forma sustentável?
A construção normal consome uma quantidade significativa de recursos naturais e contribui para a poluição ambiental, razão pela qual, na Pinturas MONTÓ, tentamos promover uma forma mais sustentável de construir e viver. Fazêmo-lo conservando e reutilizando recursos, e favorecendo a economia circular.
A construção sustentável é aquela que se caracteriza por:
•Respeitar o ambiente e adaptar-se às suas condições.
•Poupar recursos, através da utilização de materiais de baixo impacto ambiental e social ao longo do ciclo de vida.
•Poupar energia, graças à implementação de estratégias de bioconstrução, bem como a utilização de energias renováveis e de eficiência energética.
•Garantir o bem-estar dos utilizadores, e ser um lugar seguro e cómodo para os mesmos.
O que é o GEA?
A consciência da necessidade de promover uma atitude respeitosa e comprometida com o meio ambiente nos levou a desenvolver a linha GEA de produtos sustentáveis, produtos comprometidos com o meio ambiente, que foram testados ao longo de seu ciclo de vida, desde a fabricação, transporte, instalação, uso e fim de vida útil e obtiveram certificações a nível europeu e mundial que garantem que tanto o seu processo de fabrico como a sua distribuição e utilização são efetuados através de processos otimizados que visam a redução do consumo de energia e processos poluentes.
Análise do Ciclo de Vida
A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV ou, em inglês, Life Cycle Assessment, LCA) é uma metodologia quantitativa que permite compilar e avaliar as entradas e saídas de matéria e energia, e os impactos potenciais de um produto, serviço, processo ou atividade ao longo do seu ciclo de vida, ou seja, do princípio ao fim.
Declarações Ambientais de Produto (EPD)
Estes documentos incluem, num formato normalizado, informação quantificada e verificada sobre:
•Consumo de recursos, incluindo energia, água, recursos renováveis e não renováveis.
•Emissões atmosféricas, descargas para a água e o solo, bem como os resíduos produzidos perigosos e não perigosos.
As DAP servem para conhecer o verdadeiro desempenho ambiental de um material, e são uma ferramenta fundamental para uma construção mais sustentável.
Todos os produtos apresentados neste catálogo obtiveram a Declaração Ambiental de Produto.
Fichas Ambientais
Com base nas DAP, foram preparadas as Fichas Ambientais. Estas Fichas da Plataforma apresentam informações sobre os produtos adaptadas aos exigentes critérios das certificações de sustentabilidade, tornando-as concisas e diretamente aplicáveis a projetos em que se trabalha com uma das 3 certificações (LEED®, BREEAM@ e VERDE).
Todos os produtos apresentados neste catálogo estão publicados na Plataforma de Materiais.
Que certificados temos?
Os objetivos de todas as certificações apresentadas a seguir estão sempre centrados na promoção de estratégias que induzam uma melhoria global do impacto ambiental da indústria da construção.
Certificação LEED®
A certificação LEED® (Leadership in Energy and Environmental Design, ou Liderança em Energia e Design Ambiental) é uma verificação independente de que a construção e/ ou operação e manutenção de um edifício ou um novo bairro cumpre as mais altas medidas de eficiência para um edifício/ desenvolvimento sustentável.
Os produtos da gama Gêa contribuem para a certificação LEED®
Certificação BREEAM®
Esta certificação nascida no Reino Unido avalia o impacto em 10 categorias e atribui uma pontuação final que serve como referência para uma construção mais sustentável, tanto na fase de design como nas fases de execução e manutenção, com diferentes esquemas de avaliação e certificação disponíveis, dependendo da tipologia e utilização do edifício.
Os produtos da gama Gêa contribuem para a certificação BREEAM®
Certificação VERDE
A certificação VERDE (Avaliação de Eficiência de Referência de Edifícios) foi criada pelo Green Building Council España (GBCE), uma associação formada por agentes do setor da construção e fundada em 2009.
É um documento que endossa ou certifica a sustentabilidade de um edifício em relação ao seu respeito pelo ambiente, a poupança de recursos, o conforto, a qualidade de vida dos seus habitantes ou utilizadores, a compatibilidade com o ambiente
e os materiais utilizados.
Os produtos da gama Gêa contribuem para a certificação VERDE.
Ecolabel
O certificado ecológico Ecolabel é a garantia oficial da União Europeia. É um rótulo ecológico que ajuda a promover produtos que podem reduzir os impactos ambientais adversos em comparação com outros produtos da mesma categoria, contribuindo assim para uma utilização mais eficiente dos recursos e para um elevado nível de proteção ambiental.
Tintas de baixas emissões
As tintas de baixas emissões são tintas com uma baixa concentração de COV (compostos orgânicos voláteis) com um nível muito baixo de emissões à temperatura ambiente e, portanto, mais amigas do ambiente.
Passive House
A Passive House é uma norma de construção de alta eficiência energética que teve origem na Alemanha no início dos anos 90.
Para além de serem eficientes em termos energéticos, os edifícios construídos segundo esta norma proporcionam o valor acrescentado de condições de elevado conforto interior, tanto em termos de qualidade do ar (devido à ausência de infiltrações indesejadas e ventilação controlada), como em termos de isolamento acústico e temperatura constante durante todo o ano.
Quer receber o Dossiê Gêa?
Se pretender saber mais sobre a gama de produtos Gêa e os sistemas de certificação sustentáveis, preencha o seguinte formulário e enviar-lhe-emos o dossier completo por e-mail.