A partir de 24 de agosto de 2023, entrará em vigor a proibição de utilizar produtos que contenham diisocianatos de acordo com o Regulamento 2020/1149, que estabelece exceções a essa proibição:
- Quando a concentração de diisocianatos, individualmente e em conjunto, for inferior a 0,1% em peso.
- Quando o empregador (ou trabalhador autônomo) garantir que os usuários industriais ou profissionais tenham concluído com sucesso o treinamento sobre o uso seguro de diisocianatos antes de utilizar as substâncias ou misturas.
Os fornecedores são obrigados a incluir nas embalagens a seguinte frase: "A partir de 24 de agosto de 2023, é obrigatório ter a formação adequada para uso industrial ou profissional" em todos os produtos que contenham essas substâncias.
O Ministério da Saúde reiterou que esse treinamento deve ser ministrado de acordo com o RD 39/1997, ou seja, por uma entidade credenciada de prevenção.
Que regulamentação foi alterada?
O Regulamento (CE) nº 1907/2006 ou Regulamento REACH (Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Substâncias Químicas) estabelece em seu Anexo XVII as restrições à comercialização de produtos químicos. Esse Anexo XVII foi atualizado em 2020 com a entrada nº 74, que estabelece a nova restrição ao uso de diisocianatos.
O que são diisocianatos?
Diisocianatos são um grupo de substâncias químicas que fazem parte da composição de muitos produtos usados no campo profissional, como certos tipos de tintas, catalisadores, impermeabilizantes e revestimentos de poliuretano.
Como posso saber se um produto é afetado pela restrição de diisocianatos?
Em geral, produtos que contêm essas substâncias são classificados como sensibilizadores (respiratórios e cutâneos) e, devido à nova restrição, se contiverem mais de 0,1% de diisocianatos, devem ser rotulados com a frase:
"A partir de 24 de agosto de 2023, é obrigatório ter a formação adequada para uso industrial ou profissional."
Consultar os rótulos ou a seção 2 da Ficha de Dados de Segurança (FDS) pode indicar se o produto é afetado por essa restrição.
Quais produtos são afetados?
A seguir estão listados os produtos afetados:
- Verniz Antipó
- Verniz Parquet Brilhante Decor
- Verniz Parquet Brilhante
- Catalisador Acripol Poliuretano Piscinas
- Catalisador Acripol Esmalte Poliuretano
- Catalisador Montopol NA
- Catalisador Verniz Acripol
- Catalisador Esmalte Poliuretano Industrial Satinado
- Catalisador M-Thane-1
- Catalisador M-Thane-2
- Catalisador M-Thane-3
Como essa nova restrição afetará seu uso profissional?
Esses produtos não poderão ser usados a partir de 24 de agosto de 2023, exceto se a concentração de diisocianatos, individualmente ou em conjunto, for inferior a 0,1% em peso. Portanto, o produto não estaria sujeito à restrição se o empregador (ou trabalhador autônomo) garantir que o usuário ou usuários industriais ou profissionais tenham concluído com sucesso o treinamento sobre o uso seguro de diisocianatos antes de usá-los ou manipular misturas que os contenham. É um treinamento obrigatório para esses usuários.
O que são usuários industriais e profissionais?
São todos os trabalhadores autônomos e assalariados que manipulam diisocianatos como tais, como componentes de outras substâncias ou em misturas para uso industrial ou profissional, ou que supervisionam tais tarefas.
Quem deve realizar o treinamento sobre o uso seguro de diisocianatos?
Se você é um usuário profissional que manipula produtos afetados, deve realizar o treinamento sobre o uso seguro de diisocianatos.
Se você é um empregador, deve garantir que seus funcionários realizem esse treinamento sobre o uso seguro de diisocianatos.
Se você é um fornecedor desses produtos, deve rotulá-los com a frase mencionada anteriormente e "disponibilizar" o material de treinamento.
Como posso saber qual treinamento é válido?
A Associação Espanhola de Fabricantes de Tintas e Vernizes (ASEFAPI) entrou em contato com o Ministério da Saúde, que indicou que esse tipo de treinamento deve ser ministrado por um serviço de prevenção devidamente credenciado de acordo com o RD 39/1997.
ASEFAPI chegou a um acordo para facilitar a seus membros e respectivos clientes a obrigação deste treinamento da maneira mais simples e de acordo com os requisitos legais. A empresa de prevenção credenciada com a qual foi feito o acordo é a ASPY.
¿Cómo puedo realizar la formación sobre el uso seguro diisocianatos?
No seguinte link, você pode baixar os diferentes níveis de qualificação propostos e os programas e condições para fazê-los. São cursos online, embora também seja possível solicitar treinamento personalizado em sua empresa:
https://www.asefapi.es/files/archivo_file_090629_094240.pdf
Também é possível realizar o treinamento através da Quirón Prevención, enviando um e-mail para noelia.alcaide@quironprevencion.com, indicando:
- NIF da empresa
- Pessoa de contato
- Nível do curso a ser realizado
- Número de trabalhadores a serem treinados
A partir daí, eles enviarão um orçamento e o treinamento pode ser realizado tanto presencialmente quanto online, dependendo do número de pessoas e sua localização.
Como posso realizar o treinamento sobre o uso seguro de diisocianatos?
ASPY ofrece 4 alternativas como ha podido ver en el enlace anterior:
- Manipulación segura de diisocianatos: nivel I - básico (5 horas).
- Manipulación segura de diisocianatos: nivel II - intermedio (7 horas).
- Manipulación segura de diisocianatos: nivel II/III - avanzado (8 horas).
- Manipulación segura de diisocianatos: nivel III - avanzado (6 horas).
Você pode consultar os preços no contato do link anterior.
Por quanto tempo dura o curso sobre o uso seguro de diisocianatos?
A certificação tem validade de 5 anos, após os quais deve ser renovada.